O novo Modo Boost vai fazer você querer comprar um PlayStation 4 PRO

4 de fevereiro de 2017 Comentário(s)
O novo Modo Boost vai fazer você querer comprar um PlayStation 4 PRO
Shares 184

Ainda são poucos os títulos que aproveitam totalmente a capacidade extra que o PlayStation 4 Pro oferece e, mesmo que alguns games mais antigos já tenham sido atualizados para a nova plataforma, a maioria dos jogos antigos continua funcionando exatamente como antes, tornando o poder extra do PS4 Pro inútil para esses títulos.

Mas parece que isso está prestes a mudar. De acordo com as informações da Sony, o firmware 4.5 vai trazer um “Modo Boost” que promete acelerar o desempenho de games, mesmo que esses não tenham sido atualizados oficialmente para o PS4 Pro.

“O Boost Mode permite que o PS4 Pro funcione com uma velocidade de clock de GPU e CPU mais alta para que alguns jogos PS4 que foram lançados antes do lançamento do PS4 Pro (e não foi atualizado para suportar o PS4 Pro) rodem mais suavemente. Jogos que possuem uma taxa de quadros variável podem se beneficiar de uma taxa de quadros mais alta e os tempos de carga podem ser menores em alguns jogos também”

Quem disse isso foi um representante da Sony para o site Polygon, em relação ao Boost Mode. Quando o console foi lançado no ano passado, o arquiteto da Sony, Mark Cerny, declarou que o PS4 pro possui, literalmente, uma GPU que é o dobro do PS4 tradicional, mas para que os jogos possam utilizar todo esse poder extra eles precisam saber que ele está ali, caso contrário, o software irá funcionar exatamente como no PS4 tradicional.

O Modo Boost chega justamente para servir como um meio termo: se o jogo não sabe que o console pode oferecer mais potência, o próprio aparelho fará isso por conta. O resultado não é tão elegante quanto uma atualização oficial, mas é uma alternativa extremamente válida.

Vários jogadores já estão testando o firmware beta e liberando vídeos no YouTube, como você pode ver logo abaixo. Como já era esperado, alguns títulos apresentam problemas de compatibilidade, mas o resultado impressiona, principalmente em títulos considerados mais “pesados” como The Witcher 3. Ou Assassins Creed Unity, que apresentava muitas quedas de quadros durante o jogo e agora roda extremente “liso” no novo hardware.

A diferença mais impressionante no modo Boost é o aumento na taxa de quadros dos jogos, especialmente em games em que a ação precisa ser calculada, como em Bloodborne.

É importante lembrar que um jogo que roda travado em 30 FPS não vai aumentar a taxa milagrosamente, mas vai ter mais estabilidade na troca de quadros. Já títulos com a taxa de FPS variável podem se beneficiar muito mais disso já que o número de quadros pode ficar próximo de 60 facilmente no PS4 Pro.

Fonte(s): Polygon

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.