NASA descobre sistema com 7 planetas semelhantes à Terra

22 de fevereiro de 2017 Comentário(s)
NASA descobre sistema com 7 planetas semelhantes à Terra
Shares 14

Em uma conferência extraordinária em Washington DC, a NASA anunciou nesta quarta (22) que encontrou um estrela anã a 39,5 anos-luz do Sol chamada TRAPPIST-1 que tem pelo menos sete planetas do tamanho da Terra em sua órbita.

Estou animado para anunciar hoje que o Dr. Michael Gillon e sua equipe usaram nosso telescópio espacial de Spitzer para confirmar que existem realmente sete planetas do tamanho da Terra em órbita da próxima estrela TRAPPIST-1 estrela — disse Thomas Zubuchen, dirigente da NASA

Segundo artigo publicado na revista Nature, seus estudos puderam calcular a massa e a temperatura dos sete planetas. A equipe então descobriu que todos eles estão numa zona temperada que varia entre 0º C e 100º C.  Três deles, inclusive, podem conter água em sua superfície, dizem os pesquisadores.

Primeiros detalhes divulgados

  • O sistema da estrela anã TRAPPIST-1 fica na constelação de Aquário e está a cerca de 40 anos-luz (378 trilhões de quilômetros da Terra)
  • A estrela-anã é mais fria e vermelha com o Sol, um tipo muito comum de estrela na Via Láctea
  • O sistema contém sete planetas que foram chamados, por enquanto, de b, c, d, e, f, g, h
  • A descoberta foi graças ao telescópio espacial Spitzer da NASA durante 21 dias em 2016
  • O sétimo planeta ainda tem detalhes que precisam ser esclarecidos. Ele só foi visto uma vez pelo Spitzer
  • O planeta b precisa de entre 1,5 a 2,4 dia da Terra para dar uma volta completa na TRAPPIST-1
  • Os maiores planetas são o b e o g, que são 10% maiores que a Terra
  • Os menores planetas são o d e o h, cerca de 25% menores que a Terra
  • Três deles (e, f, g) estão numa área considerada “zona habitável” e podem conter oceanos em sua superfície, abrindo possibilidade de gerar condições para abrigar vida

Fonte(s): NASA e Nature

Notícias Relacionadas

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.