Resident Evil 7: GeForce GTX 1060 versus Radeon RX 480. Qual placa de vídeo roda melhor?

26 de janeiro de 2017 Comentário(s)
Resident Evil 7: GeForce GTX 1060 versus Radeon RX 480. Qual placa de vídeo roda melhor?
Shares 3

Resident Evil 7: Biohazard foi o primeiro grande jogo lançado em 2017 e obteve excelentes notas por parte da mídia, inclusive nós do Techroad gostamos muito do caminho que a Capcom deu para a franquia neste novo título.

Por isso, nada mais natural que os gamers este ano procurem atualizar ou adquirir uma placa de vídeo que rode o game muito bem. Os dois modelos com maior benefício desta geração são a GeForce GTX 1060 com chip gráfico produzido pela NVIDIA e a Radeon RX 480 com chip gráfico produzido pela AMD.

Quem se sai melhor neste embate com a geração de drivers atuais? Foi isso que o pessoal da PC Facts tentou responder com esta análise em vídeo que verifica a média de FPS, uso da CPU, uso da GPU, frametime e uso de VRAM:

Primeiras conclusões

Utilizando o jogo em Full HD (1920 x 1080 pixels) com preset no ultra (sombras muito altas, HBAO+, FXAA + TAA) e os drivers 17.1.1 (AMD) e 376.60 (NVIDIA), o resultado em termos de média de taxa de quadros se saem melhor em placas RX 480.

Em linhas gerais, as placas Radeon possuem melhor taxa porque Resident Evil 7 utiliza um pouco da técnica tesselation, onde a tecnologia da AMD acaba prevalecendo por ter mais poder bruto para cálculos geométricos, e também por ter frametimes mais rápidos, que geram uma taxa de FPS maior.

Contudo, segundo a PC Facts, nas placas NVIDIA o frametime tem menor variação, o que faz o framepacing ficar mais estável e confortável aos olhos. Desta maneira, para Resident Evil 7: Biohazard a RX 480 é uma escolha melhor para rodar a RE Engine, embora a GeForce 1060 não tenha problemas para rodar o jogo suave também.

Vale lembrar ainda que quando a versão de realidade virtual for disponibilizada para o PC, teremos uma disputa interessante já que a NVIDIA tem recursos exclusivos de VR como o Simulthaneous Multi Projection, enquanto a AMD em a o Liquid VR. Ou seja, a briga não terminará aqui!

Fonte(s): YouTube/PC Facts

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.