O Dell Canvas 27 é o Surface Studio sem o computador

6 de janeiro de 2017 Comentário(s)
O Dell Canvas 27 é o Surface Studio sem o computador
Shares 1

Tempo de leitura: 2 minutosA Microsoft não vai ser a única a despertar interesse de profissionais gráficos em 2017. É claro que o Surface Studio é um verdadeiro marco para os artistas e a indústria de edição de imagens e vídeos, mas outras empresas também prometem oferecer soluções interessantes e uma delas certamente é a Dell.

Durante a CES 2017, a empresa apresentou o seu Dell Canvas 27, uma mesa para desenho digital capacitiva que pode ser ligada em qualquer computador. Diferente do Surface Studio, ela não é um verdadeiro computador por dentro, o que permite fornecer possibilidades semelhantes de maneira mais acessível, financeiramente falando.

Você simplesmente senta na sua mesa, liga ele num computador e com uma caneta stylus começa a desenhar, animar e realizar edições diretamente na tela. A semelhança com o Surface Studio é ainda maior graças ao dispositivo Dell Totem, um eletrônico análogo ao Microsoft Dial que pode ser usado com o mesmo software disponível para Windows que permite girar conteúdo, mudar as cores e realizar tantas outras tarefas controladas via software. Falta agora só a Adobe, que está demasiada silenciosa neste mercado fervilhante, oferecer suporte para seus programas.

Para profissionais

O Dell Canvas 27 conta com uma tela de 27 polegadas que parece muito maior graças às bordas grossas nos quatro cantos da tela, mas elas existem por uma razão: facilitar as posições dos membros superiores dos artistas e profissionais que se debruçarem no brinquedinho. Acompanhado de uma caneta stylus que pode ser pendurada magneticamente, o display QHD com painel IPS tem uma resolução baixa se comparado ao Surface.

São 2560 x 1440 pixels contra os 4500 x 3000 pixels do concorrente. Tudo bem, não é tão ruim assim. A própria Dell explica que escolheu uma resolução mais baixa para que ele funcionasse com mais computadores, uma vez que eles não gostariam de sobrecarregar o processador gráfico embarcado com a tela, mas sim com as tarefas que estão sendo executadas. Além disso, como você pode plugar ele em outros monitores, não há tanto drama assim.

Conectividade

Vale lembrar ainda que o painel tem uma gama de cores 100% Adobe RGB e vem com uma tecnologia anti-reflexo Gorilla Glass produzida pela Corning. Quantos dedos simultâneos o Canvas 27 lê? Até 20. Em relação à inclinação, o aparelho deitado possui uma angulação de 1,5° deitado, mas pode ser erguido para 10° com a ajuda de pequenos pés.

Um software proprietário da Dell acompanha o dispositivo para permitir que os aplicativos possam  ser fixados nas quatro arestas da tela, o que certamente deve ajudar pessoas que trabalham com muitos apps abertos.

Por fim, se tem algo que o produto não decepciona é em relação à conectividade: há uma porta mini-HDMI, uma mini DisplayPort, uma USB-C, uma entrada para fone de ouvido 3,5 mm e duas portas USB 3.0.

****

O Dell Canvas 17 chegará ao mercado estadunidense no dia 30 de março pro 1799 dólares (R$ 5798 sem impostos).

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Co-fundador do Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.