Novo console Microsoft Project Scorpio vai ter uma CPU Ryzen?

6 de janeiro de 2017 Comentário(s)
Novo console Microsoft Project Scorpio vai ter uma CPU Ryzen?
Shares 0

Tempo de leitura: 2 minutosUma imagem dentro do estande da AMD na CES 2017 levantou uma série de suspeitas sobre o hardware do novo console da Microsoft, o Project Scorpio. Isso porque a imagem em questão mostra uma bancada com o material publicitário do Ryzen e, logo ao lado, uma TV com imagens do “Project Scorpio”.

Visto isso, rumores começaram a se espalhar por todos os lados, inclusive dizendo que além disso, ele também teria uma GPU Vega embarcada.

Porém, se prestarmos atenção na imagem é possível ver que a referência ao Scorpio está em uma TV e essa imagem pode muito bem ter sido plantada ali por quem tirou a foto, apenas para fazer uma brincadeira e deixar a internet em pânico.

Sem informações concretas

Até agora a única informação concreta que temos sobre a plataforma é que ela será capaz de processar 6 teraflops; isso é cinco vezes mais que o Xbox One é capaz de fazer e 30% mais que o PS4 pro consegue produzir. De resto, especula-se que o Scorpio deve utilizar uma APU, assim como o Xbox One tradicional e o PlayStation 4 (inclusive é o que parece ser na imagem de divulgação).

Devemos nos lembrar que as APUs presentes no Xbox One e no PS4 são baseadas em componentes já existentes (CPU Jaguar e GPU Pitcairn) mas são componentes feitos sob medida para cada uma das plataformas. Sendo assim, não é difícil imaginar que a AMD esteja preparando uma APU especial para o Scorpio unindo componentes do Ryzen e até mesmo do chip Vega em seu interior.

Algo que pode ser facilmente descartado é a presença de memória HBM2 no Scorpio, pois basta ver a imagem de divulgação oficial e perceber que os chips de memória estão posicionados em volta do processador e não parecem ser chips HBM2 direto no DIE como foi mostrado na apresentação do Vega.

Durante o lançamento do PS4 Pro, o responsável pelo hardware do console, Mark Cerny, disse que a plataforma utiliza a arquitetura Polaris da AMD. Se considerarmos um ano inteiro de diferença entre o lançamento dos dois (PS4 Pro e Scorpio), e ainda levarmos em conta que a tecnologia Vega e Zen (Ryzen) já estão prontas, existe tempo, até o final do ano, para embarcar as novidades dentro do Scorpio, quando ele chegar ao mercado.

Fonte(s): NeoGAF

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.