A LG anunciou uma soundbar com “resolução 4K” e isso não existe

4 de janeiro de 2017 Comentário(s)
A LG anunciou uma soundbar com “resolução 4K” e isso não existe
Shares 1

Tempo de leitura: 2 minutosA LG expandiu a sua linha de soundbar na CES 2017 com três novos produtos na linha. Porém, o mais potente, o modelo SJ9, está dando o que falar. Isso porque a companhia alega, em suas especificações, que ele é equipado com som “4K”, uma artimanha de marketing para chamar a atenção do consumidor.

Não que o produto não seja robusto e cheio de tecnologias, pelo contrário. Porém, os argumentos da empresa para considerá-lo “4K” forçam a barra demais. A lógica da empresa é que, em processamento completo, os dados de áudio de alta transmitidos ultrapassam o valor de 4.000 kbps, afinal os dois canais presentes produzem 2 * 24bit * 96.000 Hz = 4.608.000 bits por segundo de informação.

Mas o que isso tem a ver com resolução 4K , LG? O 4K da TV significa a quantidade de pixels na horizontal e muitas vezes nem chega a passar a barreira dos 4 milhões, uma vez que a resolução mais comum é 3.840 x 2.160 pixels. Parece que a empresa esta mais preocupada em fisgar o consumidor desatento.

As características da SJ9

Embora essa pequena gafe cause estranheza, o produto da LG é de alta qualidade. A barra de som SJ9 tem tecnologia Dolby Atmos para recriar o áudio do cinema na sua casa. Ela possui vários alto-falantes, sendo dois deles com disparo poderosos para envolver o ouvinte de vários ângulos.

Para quem não conhece, a Dolby Atmos permite que as ondas sonoras se movimentem com precisão em qualquer espaço tridimensional, pois cada som é retratado como um objeto independente por meio de vários metadados sofisticados que descrevem a localização e tamanho dele no ambiente tridimensional. Isso só é obtido porque este processamento é realizado em tempo real assim, como cada som vem de um local específico, mesmo aquele que é destinado diretamente aos ouvidos do espectador.

O tal do “som 4K” que a empresa promete é na verdade uma grande quantidade de dados de áudio que elevam a a qualidade ao evitar perdas se comparado ao som gravado nos estúdios originais. Portanto, a fidedignidade de som faz com que os ouvintes percebam detalhes sutis e nuances que em equipamento comuns não reproduzem. O SJ9 também suporta 4K Pass-Trhough, tecnologia específica para que o áudio e vídeo saiam totalmente sincronizados.

Fonte(s): LG Newsroom

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.