Game Mode: Microsoft quer nivelar a criação de jogos para Xbox One, Scorpio e PC

4 de janeiro de 2017 Comentário(s)
Game Mode: Microsoft quer nivelar a criação de jogos para Xbox One, Scorpio e PC
Shares 0

Há alguns dias noticiamos a existência de um “Game Mode” na última versão de testes do Windows 10. O recurso poderia ser uma forma de dar ao computador mais poder na hora de processar os games, liberando recursos para o processamento de dados.

Porém, a história parece ser um pouco diferente disso. De acordo com uma matéria da Windows Central (ainda não confirmada oficialmente), o Game Mode não é algo exclusivo dos computadores, mas um ecossistema que visa nivelar o desenvolvimento de jogos para Xbox One, Project Scorpio e PC.

O Game Mode é um recurso da Plataforma Universal Windows (UWP) para o desenvolvimento de games no Windows 10 e já está presente nos kits de desenvolvimento do Xbox desde meados do ano passado. A ideia é fazer com que os desenvolvedores possam reaproveitar até 95% do código do jogo para criar versões para as três plataformas.

Isso certamente deve ampliar muito a gama de jogos dentro da Windows Store. Imagine que um jogo criado nesses moldes para o Xbox One já está praticamente pronto para o PC, bastante apenas refinar algumas opções e jogar na loja do Windows sem a necessidade de conversão ou ports.

A mesma coisa é possível dizer do Scorpio: quando ele chegar ao mercado no final desse ano já terá uma tonelada de títulos prontos rodando em maravilhosos 60 FPS a 4K sem que seja preciso esperar pelo lançamento de updates como acontece com o PS4 Pro. Para os desenvolvedores isso é lindo: economiza tempo e dinheiro.

Ainda é difícil acreditar que a Windows Store consiga bater o Steam em popularidade, mas esse passo da Microsoft, se for mesmo verdade, certamente vai deixar Gabe Newell com dor de cabeça.

Fonte(s): Windows Central

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.