EVGA pode passar a fabricar placas de vídeo da AMD em breve [rumor]

6 de janeiro de 2017 Comentário(s)
EVGA pode passar a fabricar placas de vídeo da AMD em breve [rumor]
Shares 187

Atualização

Pouco tempo depois da divulgação do boato a EVGA postou em sua conta do Twitter que a informação é “100% inverdade”.

Texto original

Segundo um rumor que andou circulando pelos corredores da CES esse ano, a EVGA pode deixar de ser parceira exclusiva da Nvidia para também trabalhar com placas de vídeo da AMD. A ideia seria embarcar na onda do Vega, a nova arquitetura da empresa que deve chegar em breve ao mercado — e que parece ser bem promissora.

Ao fazer isso, a EVGA passaria, junto com MSI, Asus e Gigabyte, a ser montadora das duas marcas. E ter produtos Radeon poderia ser bem interessante tanto para a empresa quanto para o mercado em geral, especialmente nos Estados Unidos onde a EVGA é tida como uma marca premium.

A AMD perdeu uma boa parcela de mercado no mundo todo nos últimos anos e o lançamento do Vega, junto com a força da EVGA, podem ser uma excelente chance de a companhia reaver uma parte desse bolo.

O lado político da coisa

Não é difícil perceber as vantagens do negócio pelo lado do mercado e até mesmo da EVGA. Porém, para a Nvidia pode não ser legal perder um parceiro exclusivo com essa importância. Também não podemos imaginar que a companhia vá abandonar completamente a Nvidia para pular no barco da AMD.

Porém, o acordo de exclusividade da marca prevê benefícios na hora de encomendar os chips da gigante, será que a EVGA conseguirá manter o acordo se deixar de ser exclusiva?

De acordo com os rumores, o desentendimento entre as duas empresas já vem de algum tempo e se agravaram com a chegada da geração 10. A partir do Pascal, a empresa mudou algumas estratégias de distribuição inclusive transformando o modelo de referência na “Founders Edition”. O que antes costumava ser uma placa de vídeo base com preço tabelado passou a ser uma versão mais cara.

Além disso, a empresa também decidiu não distribuir a Titan X Pascal para os OEMs e ficou com toda a renda desses produtos para ela. E essa linha, segundo as fontes, é uma das mais rentáveis de todas.

Se isso vai acontecer ou não, possivelmente saberemos em breve. Para nós, toda concorrência é vantajosa pois temos mais produtos e por melhores preços disponíveis no mercado.

Fonte(s): Bits N` Chips

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.