AMD VEGA: vazam slides poucas horas antes da apresentação

5 de janeiro de 2017 Comentário(s)
AMD VEGA: vazam slides poucas horas antes da apresentação
Shares 4

Há poucas horas da apresentação da AMD sobre a arquitetura VEGA, seu novo chip gráfico de alto desempenho, vazaram os slides da apresentação, mostrando quase todos os detalhes da nova GPU. Quem trouxe essa apresentação foi o VideoCardz que costuma trazer esse tipo de informação. Pelo nível de detalhes é improvável que sejam falsos.

A apresentação começa com uma frase impactante: “nós queremos criar com detalhes infinitos, em tempo real”. Logo em seguida vem a frase: “nós queremos tomar decisões baseadas em exabytes de dados em um instante”.

Isso já indica que a VEGA está chegando com pelo menos duas tarefas importantes, ser o melhor em gráficos para jogos e servir como unidade de processamento computacional, fazendo frente aos chips da Nvidia. Isso inclui, obviamente, games, machine learning e estações de trabalho.

Precisamos de mais potência

De acordo com a apresentação da AMD, os sistemas atuais precisam escalar melhor para atender nossas necessidades. O tamanho dos games, o volume de dados gráficos processados, tudo aumenta em escala geométrica e isso tudo está ultrapassando a capacidade de memória dos sistemas.

E é com essa chamada que vem o anúncio da nova de memória, muito mais escalável com banda mais alta. O HBM2 que é até 2x mais rápido que seu antecessor. A chamada “memória 3D” pode ser até 8x maior que chips tradicionais ocupando 50% menos espaço. Ela literalmente cresce para cima em vez de ir para os lados.

Mais poder de processamento

O VEGA também conta com espaço de endereçamento virtual de 512 TB e uma nova pipeline de geometria programável. De acordo com os slides ela agora é o dobro da geração anterior e possui um sistema de distribuição de dados mais eficiente, ou seja, ela trabalha de forma mais coordenada distribuindo o trabalho entre cada um dos componentes para processar geometria, pixels e efeitos computacionais em geral.

Confira tudo sobre a nova arquitetura VEGA a partir do meio-dia de hoje aqui no TechRoad.

Fonte(s): Videocardz

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.