10 novos recursos que vão chegar ao seu WhatsApp em 2017

18 de janeiro de 2017 Comentário(s)
10 novos recursos que vão chegar ao seu WhatsApp em 2017
Shares 184

O WhatsApp é um dos produtos mais investidos pelo Facebook, não se engane. Embora ele pareça obsoleto em questão de recursos quando comparado a excelentes concorrentes, como o Telegram, e também não apresentar mudanças substanciais na interface nos últimos anos, inúmeras outras melhorias acontecem nos bastidores.

E todas elas vão pro ar gradualmente, de tempos em tempos, sem o usuário perceber. Isso é uma característica da empresa de Mark Zuckerberg. Quando você tem um produto que atinge bilhões de pessoas, aprende na marra que realizar grandes mudanças de uma só vez tem consequências terríveis e por isso é melhor fazer com que as novidades sejam tão sutis que os usuários nem percebem e já saem usando.

Por isso, resolvemos listar aqui 10 novos grandes recursos que já estão presentes nas versões de teste do mensageiro para o iOS (versão 2.17.1), porém ainda sem data concreta para estrear. Somente uma coisa é certa: todas elas não devem ser lançadas juntas.

1. Personalização de ringtones únicos para cada contato

As chamadas de áudio vieram para ficar e hoje são um dos recursos mais utilizados pelos usuários. Afinal, usar VoIP sai muito mais em conta que pagar os minutos para as operadoras, principalmente para conversas que não são tão urgentes.

Hoje, o toque das chamadas é padrão para todos os contatos, mas em breve você poderá personalizar com toques únicos e exclusivos para cada pessoa. Porque sua namorada merece um ringtone de uma música top100 no Spotify, certo?

2. Possibilidade de baixar vídeos muito mais rápido

Vídeos são um dos conteúdos mais compartilháveis no WhatsApp. E a paciência necessária para esperar eles terminarem completamente é angustiante, ainda mais quando são longos. Às vezes, dá vontade de nem baixar.

Calma, tem solução a caminho. O Facebook está testando uma nova tecnologia que permitirá você reproduzir vídeos enquanto está baixando eles. O recurso será testado primeiramente no iOS e depois no Windows Phone, servindo de laboratório antes de ser disponibilizado para o sistema operacional com mais usuários, o Android!

3. Compartilhamento de múltiplos contatos simultâneos

Quando você quer enviar uma lista de contatos com mais de uma pessoa dá ou muito preguiça ou muito trabalho. O Facebook escutou e vai permitir enviar mais de um em breve!

4. Gerenciar e apagar conteúdos pesados com maior liberdade

Esta talvez é uma das novidades mais aguardadas e necessárias. A quantidade de aparelhos e pessoas que sofrem sambando para não lotar o armazenamento do smartphone por conta do WhatsApp é assustadoramente enorme.

Gerenciar aqueles vídeos e GIFs pesados que você recebe é uma dor de cabeça danada, ainda mais se o smartphone tiver 16 GB de espaço ou menos. Por isso vai ser acrescentado um botão chamado “Limpar” no Uso de Armazenamento onde você poderá deletar tipos diferentes de conteúdo.

Por exemplo, será possível deletar todas as mensagens de voz de um grupo ou apagar todos os GIFs que um amigo enviou. Algo que certamente tornará esta árdua tarefa muito mais simples do que é atualmente.

5. Suporte a assistentes de voz inteligentes

A começar pela Siri no iOS, o WhatsApp ganhará suporte a leitura de mensagens e resposta. Isso significa que você poderá ouvir as mensagens apenas perguntando para ela o conteúdo recebido. Também será possível redigir uma réplica sem precisar segurar no celular. Conveniente.

O melhor de tudo? Ler mensagens usando a Siri não deixará a mensagem marcada como lida. Com certeza este será um teste de viabilidade para a Cortana e para o Google Assistente no futuro. É o WhatsApp entrando na era da inteligência artificial.

6. Permissão para editar ou apagar mensagens

Esta aqui vai causar ainda muito polêmica. Depois de resistir por muito tempo, o Facebook vai permitir que você edite ou apague mensagens enviadas. O recurso, contudo, não funcionará com mensagens muito antigas, embora a empresa ainda não tenha esclarecido de quanto será este tempo.

7. Melhorias na qualidade da função Câmera

Você já deve ter percebido que tirar uma foto com o app de Câmera padrão do seu celular é muito melhor que usar a mesma função dentro do WhatsApp. O Facebook promete melhorias neste sentido e a mais contundente será para fotos em modo de baixa luminosidade, que em breve vai perceber a falta de luz automaticamente e mudar suas características para tirar fotos melhores.

8. Melhorias nos Dados dos Grupos

É absolutamente impossível fugir dos chats em grupo na plataforma. Lidar com vários deles, então, é a sina de muita gente. Por isso, na área de Dados do Grupo, haverá uma nova linha com o conteúdo multimídia compartilhado para pré-visualização. Por lá, você poderá organizar e ver todas as imagens, vídeos e GIFs compartilhados. Será possível, inclusive, apagar locais compartilhados para aumentar a segurança pessoal dos usuários.

9. Aumento do limite de arquivos multimídia enviados

O limite atual do WhatsApp é de 10 imagens ou vídeos enviados simultaneamente para uma pessoa ou grupo. Em breve, este limite passará de 10 para 30, aumentando muito mais a circulação de conteúdo no mensageiro instantâneo.

10. Chegada do recurso Status

O novo modo de Status será uma das grandes novidades do ano para o mensageiro. Com previsão de receber um tutorial e até um post no blog oficial, ele será uma expansão do estado emocional, que hoje só é possível adicionar frases.

Não entendi, explica? Atualmente você só pode colocar uma frase para externalizar o seu estado naquele momento. A partir desta atualização, será possível tirar uma foto e adicionar textos, emojis e desenhos para representar o que você está sentindo.

 

O recurso vai ter tanta importância que ganhará uma aba extra, substituindo a atual Contatos.

****

Estas são apenas 10 grandes novidades de uma tonelada de melhorias e outros recursos presentes no mapa de desenvolvimento de 2017 relacionadas aos usuários finais para o WhatsApp que ainda estão sendo divulgadas. Sabemos também que vários recursos focados em negócios, como, por exemplo, contatos verificados (assim como fanpages) estão a caminho.

Além disso, o ônus de todas estas novidades é que muitas versões antigas de sistemas operacionais móveis como Blackberry, iOS 6 e Android 2.2 para baixo devem ser encerrados. Mas este é um mal necessário para quem deseja evoluir, correto?

Para mais novidades sobre o WhatsApp, siga o Techroad!

Fonte(s): Telegraph.ph e WABetaInfo

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.