Este PC gamer monstro da GIGABYTE é o video game pronto que você pediu ao Papai do Céu

30 de dezembro de 2016 Comentário(s)
Este PC gamer monstro da GIGABYTE é o video game pronto que você pediu ao Papai do Céu
Shares 5

Tempo de leitura: 3 minutosNa calada da noite e sem fazer muito barulho, a GIGABYTE acaba de anunciar um PC gamer monstro que mais parece um video game futurista devido ao seu tamanho reduzido. Sim, meus amigos, este é o console que você pediria ao Papai Noel e a todos os deuses do Olimpo se tivesse disponível por um preço acessível. Viva a MASTER RACE!

O mais interessante de tudo é que o pacote realmente é completo: o mini computador possui componentes de altíssimo desempenho, como CPU e GPU de última geração, utiliza tecnologistas vistas em computadores desktop maiores e ainda pode ser atualizável com o passar dos anos.

E vamos combinar que computadores pequenos com desempenho soberbo são raros, mesmo nos dias de hoje. Claro que isso tem um motivo, a engenharia para fazer uma máquina dessas resfriar é um desafio aos fabricantes e esta é a grande conquista técnica da GIGABYTE por trás do GB-GZ1DTi7-1080-OK-GW, um PC gamer silencioso e bem ventilado.

As entranhas do monstrinho

Chamado de GIGABYTE Gaming GT, o aparelho tem as dimensões 276 mm x 384 x 128 mm com 10 litros de volume, o que não o deixa ser tão miniaturizado assim, mas levemente maior que o tamanho do PlayStation 3 Fat. Sua placa-mãe é totalmente personalizada (210 x 205 mm) e por isso é um pouco maior que uma Mini-ITX, embora menor que os modelos FlexATX e microATX. Ela é baseada na Intel Z10 PCH e suporta processadores com soquete LGA1151, incluindo os novos chips Kaby Lake. O processador que vem de fábrica é um Intel Core i7-6700K, o que permite realizar overclock.

De maneira muito parecida com o Mac Pro em sua versão lixeira, o sistema usa um design de dupla câmara (a Apple usa 3) para embarcar o processador, memórias RAM e os SSDs de um lado, e a placa de vídeo no outro. Ambas as câmaras são completamente isoladas para que os fluxos de ar gerados pelos dois fans do sistema garantam a dissipação correta do calor. O site Anandtech ainda destaca que o PC tem um exaustor com aletas na parte de cima que abrem automaticamente quando o computador precisa resfriar mais seus componentes.

Já o chassi tem uma espaço físico capaz de acomodar qualquer placa gráfica com dupla largura com tamanho máximo de 280 mm de comprimento e 41 mm de profundidade. No entanto, modelos personalizados com heatpipes e blackpates não cabem pela limitação de espaço. O aparelho vem com uma GIGABYTE GeForce GTX 1080 G1 Gaming por padrão, porém é possível você trocar por qualquer outra placa futura desde que consiga colocá-la no espaço disponível.

Um ponto negativo está nas saídas dos cabos. Como eles devem sair da parte de baixo da placa, é necessário utilizar os cabos personalizados que estão embalados junto do computador, entretanto se um dia necessitar trocá-los os consumidores terão que buscar por cabos de vídeo, áudio e rede (ethernet) que sejam angulados a ponto de não quebrarem na saída.

Como acabamento, o aparelho possui uma série de LEDs RGB no topo que podem ser controlados via software na cor que o usuário predefinir. Confira as especificações completas:

Especificações técnicas do GIGABYTE Gaming GT
  GB-GZ1DTi7-1080-OK-GW
CPU Intel Core i7-6700K
Quad Core with HT
4.0 GHz/4.2 GHz
91 W
Placa-mãe Intel Z170
GPU GIGABYTE GeForce GTX 1080 G1 Gaming
8 GB GDDR5X
2560 stream processors
160 texture units
64 raster operations pipelines
Memória RAM  32 GB of DDR4 (2×16 GB DDR4)
Armazenamento 240 GB SSD (PCIe/SATA?)
1 TB 2.5″ HDD (7200 RPM)
1×2.5″ bay for HDD/SSD (SATA)
Wi-Fi Intel 1×1 Dual Band Wireless-AC 3165NGW 802.11ac + BT
Ethernet Rivet Networks Killer E2400 Gigabit LAN
Saída de vídeo 1 × DVI-D DL
1 × HDMI 2.0b
1 × HDMI 1.4 (uses iGPU)
3 × DisplayPort 1.4
Áudio 5.1-channel audio
Realtek ALC1150 codec
TI Burr Brown OPA2134 operational amplifier
USB 5 × USB 3.0 Type-A (5 Gbps)
1 × USB 3.1 Type-A (10 Gbps)
1 × Thunderbolt 3/USB 3.1 Type-C (10 Gbps)
Dimensões 276 mm × 384 mm × 128 mm
10.86 × 15.11 × 5 polegadas
Fonte de energia FlexATX 400 W
Sistema Operacional Windows 10 Home

Por padrão, o GIGABYTE Gaming PC vem com 32 GB de memória RAM dual-channel DDR4, um SSD de 240 GB para o sistema operacional (fator M.2), 1 TB de HD a 7200 RPM. Portas Thunderbolt 3 para conexões de dispositivos de armazenamento externos de alta velocidade estão inclusos.

A empresa ainda não disponibilizou a data oficial de lançamento e nem o preço desta brincadeirinha, mas é muito provável que ela faça o anúncio oficial na semana que vem, durante a CES 2017, o maior evento de tecnologia do mundo. O Techroad estará no evento e fará a cobertura completa!

Fonte(s): GIGABYTE e Anandtech

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.