56 jogos (e aumentando) para você comprar e jogar em 2017

26 de dezembro de 2016 Comentário(s)
56 jogos (e aumentando) para você comprar e jogar em 2017
Shares 20

O ano de 2017 promete muito no mercado de games: teremos desde grandes sequências a novas propriedades intelectuais (IPs) e até mesmo pequenos projetos. Seja no PC, no PlayStation 4, no Nintendo Switch ou no Xbox One (e quem sabe Xbox Scorpio), biblioteca recheada não vai faltar para você.

Os jogos de realidade virtual finalmente deverão começar a despontar; a Nintendo revelará mais informações e jogos do seu novo console, o Switch, em 13 de janeiro num evento dedicado em Tóquio; a Microsoft deve dar detalhes da evolução do Xbox One, chamada Scorpio… Sem falar nos inúmeros eventos como GDC 2017, E3 2017, gamescom 2017, San Diego Comic-Con, Quakecon, BlizzCon, TGS, PAX, BGS 2017, The Game Awards e a PlayStation Experience que podem trazer surpresas sobre jogos que ainda nem conhecemos!

Ufa! É muita coisa para acontecer e também há muitos jogos já anunciados. Nesta lista, buscamos enumerar 56 deles (e este artigo pode crescer) já confirmados para você ir se informando e saber exatamente onde aplicar o dinheiro sabiamente. A regra é manter-se informado para economizar e se divertir muito. Separamos os jogos em três grandes blocos:

  1. Blockbusters – AAA: jogos com grandes orçamentos e campanhas de marketing
  2. Para ficar de olho: jogos de estúdios famosos, porém com orçamentos mais reduzidos ou pouco comentados na mídia
  3. Jogos independentes: pequenos projetos de equipes corajosas e obstinadas em alcançar a glória no mundo dos games

1. Blockbusters – AAA

Os jogos AAA são aqueles com alto investimento por parte das desenvolvedoras e publicadoras, com metas engenhosas em marketing e número de vendas. São o carro-chefe da indústria. Veja os triple-A de 2017 confirmados até agora:

Crackdown 3

  • Plataformas: Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Final de 2017

O terceiro título da série Crackdown, que teve seus antecessores exclusivos para Xbox 360, foi anunciada ainda em 2014 pela Reagent Games e é um game em terceira pessoa onde os jogadores assumem o papel de heróis da lei para combater o crime em uma cidade futurista. O destaque aqui é que os “policiais” são biologicamente reforçados e possuem habilidades únicas para massacrar a bandidagem.

Crackdown 3 deve ter um foco em mundo aberto conectado e online com grande ênfase na destruição de ambientes. David Jones, quem desenvolveu os dois primeiros, está trabalhando com afinco no projeto. Promessa de muita diversão!

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Ansiosamente aguardado pela geração que teve o prazer de jogar a trilogia original, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é um remake dos 3 primeiros jogos originais para PS1, desenvolvidos pela lendária Naughty Dog: Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped.

Esta nova versão, refeita completamente do zero, está sendo trabalhada pela Vicarious Visions e será publicada pela Activision exclusivamente no PS4.

Destiny 2

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

A Bungie vendeu a franquia Halo para se tornar uma empresa independente e se jogou de cabeça em Destiny, que começou com o pé esquerdo, porém cresceu muito nos últimos anos após 4 expansões de muito sucesso.

Para 2017, a Bungie pretende dar um grande salto e lançar uma sequência completa com direito à chegada da nova franquia aos PCs. As informações são escassas, mas o hype aumenta a cada dia.

For Honor

  • Plataformas:  PC, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 14 de fevereiro de 2017

O jogo de corpo a corpo da Ubisoft que mistura cavaleiros medievais, vikings e samurais têm aspectos brutais e já está em processo de finalização. Com muitos trailers e gameplays que empolgaram no quesito jogabilidade, espera-se que enfim tenhamos um bom hack’n’slash nesta geração. Será que a Ubi vai emplacar mais um sucesso?

Gran Turismo Sport

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Desenvolvido pela consagrada Polyphony Digital e adiado em 2016, Gran Turismo Sport tem o difícil desafio de reconquistar os fãs de jogos de corrida adeptos do console da Sony. Diferente dos jogos anteriores, embora jogo ainda contenha um modo Campanha, seu foco está completamente no cenário de esportes eletrônicos (eSport).

Guardians of the Galaxy: The Telltale Series

  • Plataformas: Android, iOS, Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Anunciado no recente The Game Awards, ainda em dezembro, pouco se sabe sobre a história deste novo jogo dos Guardiões da Galáxia. Tudo o que sabemos é que ele será um jogo episódico e narrativo feito pela Telltale Series (a mesma de Walking Dead e tantos outros).

Os jogadores poderão tomar múltiplas escolhas no espaço no que a Telltale diz ser um jogo com “uma mistura de humor, emoção, trabalho em equipe em uma história de aventura e ação com muita ficção científica”. Como o segundo filme da Marvel deve chegar aos cinemas em abril de 2017, espera-se que a data do primeiro episódio não fique tão distante.

Halo Wars 2

  • Plataformas: Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 21 de fevereiro

A sequência do aclamado jogo de estratégia dos fãs de Halo finalmente ganhou data e se tornará realidade. Desenvolvido pela The Creative Assembly e também pela detentora do Halo desde o quarto título, 343 Industries, o jogo é uma continuação direta do antecessor de 2009 e promete cross-play entre Windows e Xbox One. Será que este mix vai dar boa? Esperamos que sim!

Horizon: Zero Down

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 28 de fevereiro

Um dos jogos mais esperados do ano, Horizon: Zero Down é desenvolvido pela Guerrilla Games, conhecida pela franquia FPS Killzone. No entanto, a mudança de ares é grande aqui: o jogo é um RPG de ação em terceira pessoa com um mundo aberto totalmente populado por robôs gigantes no formato de dinossauros.

Com elementos de combate corpo a corpo, armas, bestas e uso de stealth, a protagonista Aloy deve caçá-los e saqueá-los para obter recursos e seguir a campanha principal e suas side quests. Por tudo que já foi mostrado e jogado em grandes eventos, estamos diante de um dos grandes títulos de 2017.

Injustice 2

  • Plataformas: Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Desenvolvido pela NetherRealm, mesma do antecessor Injustice: Gods Among Us e da franquia Mortal Kombat, Injustice 2 traz um leque amplo de personagens da DC como Aquaman, Arlequina, Batman, Coringa, Deadshot,  Flash, Super-Homem, Mulher Maravilha e outros para a porradaria franca.

O grande destaque deste novo título será a personalização de roupas e equipamentos nos vilões e heróis para combates ainda mais sanguinolentos.

Lawbreakers

  • Plataformas:  Windows (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Lembra de CLiff Bleszinski, o pai da franquia Gears of War? Pois então, ele montou uma nova empresa chamada Boss Key e está trabalhando num jogo FPS de 5 contra 5 que lembra mais um Overwatch, porém futurista. Cada personagem tem poderes sobre-humanos graças a áreas de pequena gravidade que permitirão fazer jogadas diferentes e únicas.

Cada personagem terá duas armas diferentes, sendo uma arma principal e a segunda uma alternativa para anular os adversários. O jogo mira o cenário competitivo de e-Sports. Tomara que eles consigam fazer um game equilibrado!

Mass Effect: Andromeda

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Outono de 2017

Se existe um pré-candidato a jogo do ano em 2017, com certeza este jogo é Mass Effect: Andromeda. Depois de uma trilogia de enorme sucesso na geração passada, a lendária BioWare retorna em grande estilo com esta obra de ficção científica que lembra muito um cruzamento entre Star Wars e Startrek.

Uma infinidade de planetas para explorar, espaçonaves e veículos em grande variedade, múltiplas decisões na narrativa por meio de escolhas dos jogadores em diálogos e um gameplay que tem um legado épico para manter. É um pacote completo e a expectativa está, literalmente, no espaço. Que a galáxia de Andrômeda nos leve além do que já vimos nos jogos anteriores!

Marvel vs. Capcom Infinite

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Final de 2017

Recém-anunciado pela Capcom na PlayStation Experience, o novo Marvel vs. Capcom vem com a missão de trazer a franquia de luta para a nova geração sem cometer os mesmos deslizes que foi o conturbado lançamento de Street Fighter V.

Os fãs estão eufóricos para jogar na tradicional luta de 3 personagens versus 3 com lendas como Capitão Marvel, Ryu, Homem de Ferro, Mega Man X e mais tantos outros lutadores que ainda serão divulgados. Não deixe a sua fé abalar, Capcom!

NIER: Automata

  • Plataformas: Windows e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 7 de março de 2017

A Platinum Games, responsável por Bayonetta, Vanquish e Scalebound, está trazendo uma sequência para o original NIER de 2010 neste jogo de combate corpo a corpo em um mundo aberto. O jogo conta a história de robôs que lutam contra uma distopia criada por poderosas armas em forma de máquinas.

Como o primeiro jogo surpreendeu positivamente, embora não tenha sido um sucesso arrasador, espera-se que a empresa consiga trazer os mesmos elementos divertidos do antecessor sem criar grandes expectativas.

Ni No Kuni 2: Revenant Kingdom

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

O primeiro Ni No Kuni, um RPG japonês animado, foi uma das grandes surpresas da geração passada ao apresentar mecânicas de ação e RPG inovadoras e uma história muito bem costurada. A Level 5 promete uma história ainda mais profunda neste novo título, que conta a jornada de um menino que deseja se tornar rei.

NIOH

  • Plataformas:  PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 9 de fevereiro de 2017

Este jogo de ação e fantasia se passa num mundo sombrio e está em construção há mais de uma década. Planejado originalmente para PlayStation 3 com o nome de Oni, NIOH leva os jogadores a um lugar histórico e fantasioso onde humanos e monstros travam batalhas cruéis que lembram muito os títulos da From Software (Bloodborne e franquia Souls).

Desenvolvido pela Team Ninja, NIOH se passa no século XV durante o período Sengouku do Japão. Os jogadores precisam navegar entre níveis complexos e aniquilar diversos monstros que infestam as áreas.

Outlast 2

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Primeiro trimestre de 2017

O primeiro Outlast (2013) foi um verdadeiro marco no gênero de survival horror ao resgatar os medos primitivos que vimos quando o gênero nasceu lá atrás nos primeiros Resident Evil. A sequência está sendo criada por Red Barrels, que coloca o jogador na pele de um jornalista investigativo que deve procurar pistas em ambientes inquietantes e evitar locais perigosos enquanto gerencia a bateria de uma câmera de visão noturna — indispensável para a sua sobrevivência.

Persona 5

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 14 de abril de 2017

A franquia de RPG japonês Persona está completando duas décadas de existência e planeja comemorar em grande estilo! O jogo, que já está disponível no Japão, deve chegar ao Ocidente com a temática de rebelião e autoridade. No controle de um grupo de teenager, você deve realizar uma jornada épica ao adentrar dungeons repletas de inimigos. O jogo se dá na clássica mecânica de turnos.

Prey

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Segundo trimestre de 2014

A Arkane Studios, mesma de Dishonored, está em busca da revitalização do clássico Prey, um jogo de 2006 em primeiro pessoa que mistura terror e ficção científica. Como Morgan Yu, o jogador está numa linha do tempo alternativa em 2032 onde o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, sobreviveu ao seu assassinato e direcionou ainda mais esforços na corrida espacial.

Espere por muita ação e horror em um ambiente de zero gravidade com combates sanguinários contra alienígenas numa narrativa muito densa. Uma promessa de jogão que está deixando todos arrepiados a cada trailer divulgado.

Red Dead Redemption 2

  • Plataformas: Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Primavera de 2017

Outro candidato fortíssimo a jogo do ano. Produzido pela Rockstar Games, mesma desenvolvedora de GTA, a franquia Red Dead retorna no terceiro jogo da série de mundo aberto com narrativa de faroeste. Ainda há pouca informação divulgada além do primeiro trailer, mas com a Rockstar é assim. Sabemos muito pouco até o lançamento, que geralmente acaba sendo o mais caro, audacioso e inovador.

Sucesso de vendas? Muito provável. Engine e novas técnicas inovadoras que ditarão os rumos da indústria? Com toda certeza. Uma história envolvente e mecânicas online? Pode esperar que sim. As expectativas estão lá no alto. Não nos decepcione, Rockstar!

Resident Evil 7: Biohazard

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 24 de janeiro de 2017

Depois do fiasco de Resident Evil 6 em 2012, a Capcom se manteve alguns anos reclusa e focada. A resposta para o público foi um grande retorno às raízes: o jogo será completamente voltado para o gênero de terror. A diferença é que pela primeira vez a série vai embarcar na perspectiva em primeira pessoa.

Depois de confirmar a utilização opcional de tecnologia de realidade virtual e muitas versões demonstrativas abertas ao públicos, uma coisa é certa: este game vai fazer você se borrar de medo. Até o momento as expectativas estão nas alturas com o que já foi amplamente mostrado e os fãs estão bem seguros. Resta saber se a experiência vai ser ainda mais completa e extensa do que vimos nas demos!

Scalebound

  • Plataformas: Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Hideki Kamiya (de Bayonetta) e a Platinum Games querem conquistar os jogadores do lado verde da força. Depois de excelentes exclusivos com a Nintendo, a empresa foca agora num jogo de fansatia e ação com o domador de dragão Drew, que possui uma gama de movimentos e ataques para derrotar inimigos poderosos. É o ano do hack’n’slash, finalmente!

Sniper Elite 4

  • Plataformas: Windows, Xbox One
  • Previsão de lançamento: 14 de fevereiro de 2017

Adiado para 2017, o quarto título da Rebellion Developments traz o peso de uma franquia que não é destruidora, mas que consegue muitos fãs e adeptos no mundo todo. Sequência direta do terceiro título, o jogo se passa na Itália de 1943, onde o jogador assume o agente Karl Faiburne para dar assistência à resistência italiana que luta contra os fascistas na Segunda Guerra Mundial.

O jogo tem uma perspectiva em terceira pessoa tática com elementos stealth. A empresa promete uma inteligência artificial melhorada, com inimigos reagindo aos players de maneira muito mais real.

TEKKEN 7

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Primeiro semestre de 2017

Os fãs estão aguardando faz anos e a Bandai Namco finalmente vai atender suas preces! O jogo de luta Tekken 7 deve trazer um novo sistema de combate e novos recursos como a opção bônus de trocar ataques normais por um ataque forte quando o medidor chegar a um nível crítico. Como de praxe, um modo história com cenas de transição devem estar presentes.

O título também deve marcar a chegada de pelo menos três novos personagens: Gigas, Lucky Chloe e a brasileira Katarina Alves.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

  • Plataformas: Nindendo Switch e Nintendo Wii U (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Completando 30 anos de existência, a franquia Zelda quer ir além com a chegada do mais novo console da Nintendo. Breath of the Wild, produzido pela lenda Eiji Aonuma, permitirá aos jogadores se aproximar das dungeons em qualquer ordem e enfatizar a exploração sem limites do lindo mundo de Hyrule.

A história segue após uma amnésia do protagonista Link, que desperta de um sono de 100 anos por uma voz misteriosa que o guia para derrotar Calamity Ganon. Vai dizer que só de escutar isso você já não está empolgado?

Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 7 de março de 2017

A ambiciosa e décima investida da franquia Ghost Recon quer abraçar de vez o mundo aberto. Os jogadores vão ser estimulados a realizar grandes missões especiais em grupo no terreno de uma Bolívia rica e ampla em flora. O jogo trabalha na perspectiva de terceira pessoa e objetivo dos esquadrões é montar grupos cooperativos para derrotar narcotraficantes que possuem carteis na região.

A Ubisoft não poupou esforços na campanha de marketing e está prometendo uma ação multiplayer focada em narrativa ainda maior do que foi visto em The Division. A dúvida na cabeça de muitos jogadores é se ela vai de fato conseguir isso de uma forma divertida que não seja repetitiva e megalomaníaca.

Uncharted: The Lost Legacy

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

A Naughty Dog conseguiu deixar todo mundo em êxtase na última PlayStation Experience ao anunciar o “inesperado” capítulo The Lost Legacy. O jogo utiliza a engine de Uncharted 4, mas pode ser considerado uma expansão standalone.

No papel da mestre ladra Chloe Frazier (vista em Uncharted 2: Among Thieves) e de Nadine Ross (do quarto título), o jogador terá que percorrer as montanhas de Ghast, na Índia, em uma cidade completamente devastada pela guerra para encontrar e recuperar a antiga e perdida Presa de Ganesh.


2. Para ficar de olho

Alguns destes jogos têm origens bem conhecidas do público, porém seu orçamento e ambição são menores se comparados aos blockbuster da indústria. Nada impede também que sejam verdadeiras bombas ou jogos medíocres, mas selecionamos a seguir os com maior potencial:

Bulletstorm: Full Clip Edition

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 7 de abril de 2017

Bulletstorm: Full Clip Edition é uma versão remasterizada do game de ação lançado em 2011. O jogo de tiro frenético não se leva a sério em nenhum momento e o jogador ganha pontos pela forma como mata os inimigos. Quanto mais exagerado, melhor.

A versão remasterizada para a nova geração vem com gráficos totalmente retrabalhados (com suporte ao 4K para o PS4 PRO e PC), efeitos sonoros mais caprichados e a participação mais que especial de ninguém menos que Duke Nuken, o mais famoso anti-herói dos games de tiro. Outra novidade da versão é o modo Overkill, que permite que o jogador comece o modo campanha já com todas as armas pesadas e com um único objetivo: arrebentar tudo sem olhar para trás.

Dawn of War 3

  • Plataformas: Windows
  • Previsão de lançamento: Indefinia (2017)

Mais um jogo que se passa no universo de Warhammer 40.000, Dawn of War III é sequência direta do game lançado em 2011 para PC. O título está sendo produzido pela Relic Entertainment e pela SEGA em parceria com a Games Workshop.

Dawn of War III é um jogo de estratégia em tempo real (RTS) e deve unir elementos que fizeram sucesso nos dois primeiros títulos da série como a estratégia tradicional do primeiro e as unidades maiores e personalizáveis do segundo. Inicialmente o jogador poderá escolher entre os Space Marines, os Eldar ou os Orks.

Digimon World: Next Order

  • Plataformas: PlayStation 4 e PlayStation Vita
  • Previsão de lançamento: 31 de janeiro de 2017

Digimon World: Next Order é um RPG que se passa no universo dos bichinhos digitais. O game está sendo desenvolvido pela Bandai Namco e chega para PS4 e Vita já no começo do ano. O jogo segue a mesma linha de Digimon World, Re:Digitize e Decode, mas dessa vez com a adição de um segundo parceiro Digimon.

Aqui, o jogador viaja pelo mundo enquanto cria dois Digimons simultaneamente. O sistema de batalhas coloca os dois monstrinhos lutando automaticamente enquanto o jogador define as estratégias de combate. A história é centrada em dois personagens principais: Takuto e Shiki.

Friday The 13th

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Início de 2017

Sexta-Feira 13 é um jogo baseado na famosa série de filmes de horror em que um grupo de adolescentes tenta fugir (inutilmente) do assassino mascarado Jason Voorhees que habita o lago Crystal Lake. O título surgiu inicialmente em uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, mas logo tornou-se um dos títulos que mais arrecadaram dinheiro na plataforma.

No jogo, será possível escolher um dos times, ou seja, enquanto um jogador controla o assassino — que aqui tem habilidades sobre-humanas—, os outros devem guiar os jovens conselheiros do acampamento e tentar sobreviver. A equipe de desenvolvimento não poupou esforços na produção do título fazendo de tudo para recriar a atmosfera sombria dos filmes.

O ator Kane Hodder, intérprete de Jason em vários dos filmes, foi escalado para fazer a captura de movimentos do assassino. As mortes são extremamente brutais e realistas, contando com esmagamentos, desmembramentos, empalamentos e sufocamentos, ou seja, nada inédito para quem está acostumado com a série de terror.

Full Throttle Remastered

  • Plataformas: Windows, PlayStation Vita e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Full Throttle é um game de aventura lançado para PC em 1995 e que ganhou fama por trazer uma série de celebridades como dubladores, incluindo o ator Mark Hamil. O game conta a história de uma gangue de motoqueiros (os Polecats) que acaba sendo incriminada por um executivo ganancioso e totalmente sem escrúpulos.

Cabe ao líder dos Polecats, Ben, limpar a barra da turma e se redimir perante à Justiça, provando sua inocência e encontrando o verdadeiro culpado do assassinato de Malcolm Corley, CEO da Corley Motors. O game chega com visuais totalmente remodelados e pela primeira vez nos consoles, já que o título original era exclusivo do PC.

Gravity Rush 2

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 20 de janeiro de 2017

Gravity Rush 2 é um jogo no estilo ação/aventura que está sendo desenvolvido pela estúdio japonês SIE e Project Siren. O título será lançado pela Sony para o PlayStation 4. No game, os jogadores podem manipular a gravidade para realizar movimentos especiais e explorar o ambiente.

Em Gravity Rush 2 é possível selecionar entre diversos modos de manipulação da gravidade, inlcuindo Lunar, em que o personagem fica mais leve, rápido e pode pular mais alto e Jupiter, que fará com que a personagem seja mais pesada e possa ter ataques mais devastadores. A Sony já anunciou que um DLC gratuito para o game será lançado em março de 2017.

Metal Gear Survive

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Metal Gear Survive é o primeiro game da série Metal Gear a ser desenvolvido após a saída de Hideo Kojima da Konami. O título é um game de sobrevivência cooperativo que transporta os personagens para uma realidade alternativa em que devem combater uma série de criaturas que parecem zumbis enquanto procuram uma forma de retornar ao mundo de origem.

Segundo a Konami, o game terá os elementos principais da série como o stealth e será possível jogar sozinho ou em modo co-op. A história é paralela aos acontecimentos principais da série, mas acontece logo após os eventos de Ground Zeroes.

Seu anúncio acabou virando uma xacota online, tamanha repercussão negativa. Porém, o jogo traz a marca Metal Gear em seu nome. Será que vai ser o suficiente ou o vexame é quase certo?

Nidhogg 2

  • Plataformas: Windows e Mac
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Sequência do game lançado em 2014, Nidhogg 2 segue a mesma linha do original em que dois jogadores devem duelar com espadas e outras armas. Apesar de parecer simples, os duelos envolvem movimentos complexos como saltos, corridas e slides.

O segundo título da série chega para trazer uma série de novidades em relação ao original, incluindo novas armas e movimentos mais complexos. Os gráficos que no primeiro eram inteiramente pixealizados agora são muito mais detalhados e repletos de efeitos especiais.

Night in the Woods

  • Plataformas: Windows e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 10 de janeiro de 2017

Night in the Woods é um game de aventura em que os jogadores entram na pele de Mae, um gato que acabou de largar a faculdade e voltou para sua cidade natal. No game, a ideia é explorar a cidade de Possum Springs e interagir com uma série de outros animais antropomórficos.

O título foi criado com foco totalmente na narrativa e as decisões do herói devem influenciar totalmente o rumo da história. Night in The Woods é mais um game que se originou no Kickstarter e arrecadou muito mais do que o planejado inicialmente, o que permitiu aos criadores ampliar muito o projeto original.

Rime

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Rime é um game que mistura aventura, puzzle e ação em terceira pessoa. O título está sendo desenvolvido pela Tequila Works e coloca como personagem um garoto que precisa escapar de uma ilha e de uma maldição. Para isso, será preciso resolver uma série de enigmas em um mundo aberto e cheio de mistérios.

O jogo utiliza uma mecânica visual e sonora para contar a história, deixando de lado as falas. O ciclo dia-noite deve influenciar diretamente a jogabilidade e os visuais do game. Os cenários são belos e coloridos.

Sea of Thieves

  • Plataformas: Windows e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Sea of Thieves é um jogo de ação e aventura produzido pela RARE em desenvolvimento para Xbox One e PC. O Título de aventura compartilhada entre os jogadores coloca todos em uma ilha repleta de perigos desconhecidos e tesouros esperando para serem descobertos.

Cada um dos jogadores começa como um pirata e deve conduzir o navio pelos mares turbulentos do caribe infestados de criaturas e, é claro, piratas. Cada um dos jogadores deve assumir uma tarefa diferente no navio (vigiar, levantar a vela, pegar no leme e dirigir o barco, ancorar, atirar nos adversários) fazendo com que seja um game perfeito para ser jogado entre amigos. Os gráficos simples e cartunescos são um dos charmes do game que deve chegar já no início de 2017.

Shovel Knight: Specter of Torment

  • Plataformas: Windows
  • Previsão de lançamento: Outono de 2017

Prólogo do Shovel Knight original em que você joga com o vilão Specter Knight, que busca organizar a Order of No Quarter, o grupo maligno que luta contra Shovel Knight no primeiro título. Apesar de manter o estilo de jogo e o visual do anterior, essa versão deve apresentar novos desafios e novas armas além, é claro, de novos cenários e inimigos.

Snake Pass

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Início de 2017

Snake Pass é um game de aventura baseado no famoso “jogo da cobrinha” que ficou muito famoso por estar presente em praticamente todos os celulares do início dos anos 2000. A jogabilidade, no entanto, é bem mais complexa e envolve muito mais que apenas comer as frutinhas. Aqui será preciso vencer obstáculos complexos para seguir em frente.

Sonic Mania

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Segundo trimestre de 2017

Sonic Mania é uma homenagem aos games tradicionais da série lançados para Mega Drive e um banho de nostalgia em todos que cresceram com o ouriço azul na tela da TV. O visual é exatamente o mesmo dos jogos originais, assim como a jogabilidade tradicional. Nada de gráficos 3D ou a jogabilidade confusa da maioria dos títulos recentes do herói.

Será possível escolher entre três personagens: Sonic, Tails e Knuckes, cada um com seus movimentos específicos já conhecidos dos fãs da série. Além disso, cenários já conhecidos também estarão presentes, mas com mudanças sutis para surpreender os jogadores.

State of Decay 2

  • Plataformas: Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Sequência do game de 2013, State of Decay 2 é um jogo de survival horror que coloca o jogador contra zumbis, dessa vez colocando os jogadores para trabalhar em modo cooperativo. Cada um dos sobreviventes tem características e habilidades específicas e será preciso aprender a lidar com as diferenças para sobreviver.

A jogabilidade envolve a reunião de recursos e união aos aliados para construção da base, expansão e sobrevivência.

TACOMA

  • Plataformas: Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Tacoma é um jogo dos mesmos criadores de Gone Home. A história se passa na base lunar Tacoma e a ambientação lembra um pouco a cidade submarina Rapture, de Bioshock, e isso não é por acaso, já que o designer Steve Gaynor trabalhou no game da 2K. A jogabilidade de Tacoma é totalmente baseada na narrativa e na exploração.

Torment: Tides of Numenera

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: 28 de fevereiro de 2017

Este RPG de fantasia é o sucessor espiritual do clássico Planescape: Torment. A história se passa um bilhão de anos no futuro da humanidade e o visual segue o estilo isométrico 2.5D. Torment é mais um sucesso das plataformas de financiamento coletivo, sendo um dos games que mais faturaram no Kickstarter até hoje.

A jogabilidade é complexa e as escolhas do jogador devem influenciar diretamente os rumos da história. O código de moral é um pouco mais complexo do que apenas “certo” ou “errado” e isso deve fazer com que jogar apenas uma vez seja pouco.

The Sexy Brutale

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Início de 2017

The Sexy Brutale é um game que segue o estilo “assassinato e mistério”. Na narrativa, o jogador revive o mesmo dia sem parar. O objetivo é explorar a mansão e descobrir porque os convidados estão sendo eliminados.

Vampyr

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Vampyr é um game desenvolvido pelo mesmo estúdio responsável por Life is Strange, o Dontnod Entertainment. O personagem principal é um médico/vampiro que persegue suas vítimas durante o período da gripe espanhola em Londres. O médico tem a capacidade de identificar a qualidade do sangue dos pacientes e deve investigar sua procedência antes de decidir atacar ou não a vítima.

VANE

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Desenvolvido por uma equipe integrante do recém-lançado The Last Guardian, VANE é uma aventura de mundo aberto com uma paleta de cores elegante e uma trilha sonora forte.  O personagem principal pode se transformar em um pássaro para explorar um ambiente rico e cheio de enigmas.

What Remains of Edith Finch

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Outono de 2017

What Remains of Edith Finch está sendo produzido por Ian Dallas, responsável pelo aclamado The Unfinished Swan.  A narrativa coloca o jogador na pele de vários membros de uma mesma família, todos amaldiçoados por mais de um século. O jogador vive uma série de histórias paralelas vendo o ponto de vista de cada um dos fatos, tudo em formato de primeira pessoa.

Yakuza 0

  • Plataformas: PlayStation 4 (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: 24 de janeiro de 2017

Yakuza 0 é um prólogo para a série Yakuza. O jogo foi lançado no Japão em 2015 e agora chega pela primeira vez ao Ocidente. O título de ação em mundo aberto é desenvolvido pela SEGA e a história se passa em dezembro de 1988 em Kamurocho, uma releitura de Tóquio e outras regiões. O sistema de batalhas é misto e permite que o jogador alterne as habilidades no meio do combate.

Yooka-Laylee

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Março de 2017

Yooka-Laylee tenta recriar a mesma jogabilidade de Banjo-Kazooie e isso não é por acaso. A desenvolvedora PlayTronic conta com alguns ex-membros da RARE que participaram da criação do game original. A jogabilidade também segue a mesma linha de Banjo, mas ampliando a gama de obstáculos e puzzles durante a aventura. A dupla deve trabalhar em conjunto para vencer os desafios, cada um aproveitando suas habilidades específicas.

 


3. Jogos Independentes

Pequenos gigantes. Limitadíssimos em recursos, estúdios e desenvolvedores independentes compensam na criatividade, história, profundidade e inovação. Sem eles, a indústria não progrediria na mesma velocidade todos os anos. Eis os nossos selecionados:

Absolver

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Desenvolvido pelo estúdio parisiense Sloclap, este jogo mistura combates de artes marciais em um espaço completamente multiplayer e online. Seus designers já trabalharam em grandes jogos da série Ghost Recon e Watch Dogs, por isso devemos dar uma boa atenção ao jogo.

Blackwood Crossing

  • Plataformas: Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

A britânica PaperSeven traz em Blackwood Crossing uma narrativa de aventura que envolve relacionamentos no mesmo molde de Dear Esther e Gone Home. Passando-se num trem mágico, duas crianças lidam com um relacionamento tenso entre ambas e os adultos que permeiam suas vidas.

Cuphead

  • Plataformas:  Windows e Xbox One (exclusivo)
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

Adiado inúmeras vezes e com expectativas lá em cima, este jogo da MDHR Studio é um jogo de plataforma e shooter 2D que tenta resgatar a nostalgia dos desenhos da Disney da década de 30. Com técnicas de cel-shading, trilha sonora original de jazz e animação colorida.

No jogo, o player perde uma aposta com o diabo e percorre todo o jogo tentando pagar a aposta. São várias níveis de plataforma, todos com chefes nos finais.

Gorogoa

  • Plataformas: Android, iOS e Windows
  • Previsão de lançamento: Outono de 2017

Desenvolvido apenas pelo desenvolvedor Jason Robert, este puzzle ilustrado coloca você no papel de um garoto que explora painéis que conectam diferentes mundos na busca de um monstro. O jogo foi vencedor do Visual Design Award dos jogos independentes de 2014 e finalmente estará completado no ano que vem!

Little Nightmares

  • Plataformas:  Windows, Xbox One e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Indefinida (2017)

O mundo sombrio de Little Nigthmares, do estúdio sueco Tarsier Studios, vai lembrar você das obras de Tim Burton. Neste jogo side-scrolling de fuga, você controla uma garota sequestrada que deve abusar de stealth para transpassar os obstáculos e resolver puzzles para conseguir sobreviver. Os inimigos do jogos são criaturas grotescas e repugnantes que são exageradamente forçadas para causar medo e terror psicológico no player.

Loot Rascals

  • Plataformas: Windows e PlayStation 4
  • Previsão de lançamento: Início de 2017

Dos criadores de Hohokum, este jogo de estratégia baseado em turnos permite você enfrentar inimigos e ganhar cartas. Aqui, o jogador está em um planeta alienígena e deve explorar o mundo hexagonal derrotando robôs e alienígenas malvados, porém com um aspecto (in)conveniente: outros jogadores online podem ajudá-lo ou atrapalhá-lo durante a jornada.

We are Chicago

  • Plataformas: Windows e Mac
  • Previsão de lançamento: Início de 2017


Neste projeto independente e social da Culture Shock Games, você assume um jovem americano descendente de africanos que enfrenta a vida na cidade grande confrontando as pressões raciais dos seus colegas, familiares e sociedade. A história do jogo é baseada em entrevistas com residentes do bairro Englewood em Chicago, lar do escritor do roteiro do jogo, Tony Thornton.


Vale lembrar que a Nintendo deve anunciar muitos jogos para o Nintendo Switch ainda no começo de janeiro e que provavelmente teremos ainda mais notícias de títulos que já foram confirmados em desenvolvimento, como um novo Need for Speed, um novo Star Wars Battlefront e um novo Pikmin.

Também será em 2017 que saberemos mais informações sobre games muito aguardados com possíveis datas para 2018, tais como o novo God of War e The Last of Us – Part 2. O que você achou dessa lista? Em quais destes jogos você depositaria a sua confiança mesmo sem ter lido os reviews? Participe nos comentários!

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.