WhatsApp Status já está liberado no Brasil; veja o que muda e como usar

23 de fevereiro de 2017 Comentário(s)
WhatsApp Status já está liberado no Brasil; veja o que muda e como usar
Shares 10

Uma das grandes novidades do WhatsApp em 2017 é a adição do repaginado WhatsApp Status, uma área na qual você pode ver fotos e vídeos dos seus contatos que expira em 24 horas. O recurso funciona de maneira parecida ao Instagram Histórias (Stories) e ao Snapchat, prova de que o Facebook está tentando dominar este formato de conteúdo.

No WhatsApp Status, você pode publicar vídeos de até 45 segundos, fotos, GIFs animados e time lapses que expiram em 24 horas.

Dica importante: caso deseje, você pode alterar as configurações de privacidade para compartilhar atualizações de Status apenas com os contatos que desejar.

Todos os contatos que possuem o seu número verão eles na nova aba Status, substituta dos Contatos que agora são acessáveis, no Android, pelo novo botão circular flutuante no canto direito inferior. Este círculo com o balão de mensagem indica que você pode buscar pelos Contatos para iniciar uma conversa ou grupo.

Basicamente, o conteúdo da antiga aba Contatos está aí! Até o momento, a nova atualização está presente apenas para usuários do sistema operacional Android, mas deve chegar ao iOS e Windows Phone nos próximos dias.

Até o momento, a nova atualização está presente apenas para usuários do sistema operacional Android, mas deve chegar ao iOS e Windows Phone nos próximos dias.

Novidades na Câmera

A equipe de desenvolvimento também adicionou uma aba com o ícone da Câmera na tela principal para facilitar o compartilhamento de conteúdo multimídia. Ela também pode ser acessada deslizando o dedo da esquerda para a direita. Anteriormente, era necessário entrar em uma conversa para ativar a câmera.

De acordo com o Facebook, são 1.2 bilhão de usuários ativos no WhatsApp todos os meses, enviando mais de 50 bilhões de mensagens por dia. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2015, o valor total foi de 42 bilhões… É mensagem para dedéu.

Além disso, de todas essas 50 bilhões de mensagens trocadas todos os dias, 3.3 são de fotos, 760 milhões são de vídeos e 80 milhões correspondem a GIFs animados. Com o incentivo a este tipo de conteúdo, a tendência é que estes números aumentem exponencialmente nos próximos meses.

Como usar o WhatsApp Status?

1. É muito simples, deslize o dedo até a aba Status ou clique nela. O Status fica entre as conversas e chamadas

2.  No canto inferior direito, o botão + permitirá tirar uma foto ou fazer um vídeo

3. Ao tocar nele, você pode enviar fotos, vídeos ou até mesmo GIFs animados

4. Também é possível adicionar emojis, legendas, correções e detalhes nas fotos

5. Uma vez publicado, o seu novo Status ficará disponível por 24 horas. Você pode fazer vários por dia que o WhatsApp mostrará todos em sequência cronológica

Como mudar a privacidade do WhatsApp Status?

1. Na aba de Status, toque nas reticências (três pontinhos) que ficam ao lado da lupa no menu superior direito e selecione “Privacidade do Status

2. Você pode definir entre:

  • Meus Contatos (todos com o seu número verão)
  • Meus Contatos exceto… (apenas os contatos bloqueados NÃO verão)
  • Compartilhar somente com… (apenas os contatos selecionados verão)

Dica importante: a nova configuração só é válida para as fotos e vídeos publicadas posteriormente à alteração!

Como ver todos os Status dos amigos?

1. Se uma pessoa enviar mais de um Status, o WhatsApp colocará o conteúdo em ordem cronológica com um contador

2. Você pode pular o conteúdo tocando uma vez ou arrastando o dedo

Como responder pessoas dentro do WhatsApp Status?

1. Na aba Status, veja a lista de fotos, GIFs animados e vídeos dos seus contatos

2. Ao visualizar um vídeo ou foto de um contato específico, você pode tocar o dedo para responder diretamente com o botão “Resp”

3. O histórico desta conversa fica salvo no bate-papo individual da pessoa

Notícias Relacionadas

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.