Rodovia da tecnologia, e-games e espumante oficial: o que a Serra gaúcha levará para o South Summit, em Porto Alegre

Evento internacional reunirá startups e palestrantes, incluindo ações da região na Capital gaúcha entre quarta (4) e sexta-feira (6)

Uma das maiores feiras mundiais de inovação e empreendedorismo, o South Summit inicia nesta quarta-feira (4), em Porto Alegre, com a proposta de atrair investimentos, promover o turismo gaúcho e colocar o Rio Grande do Sul como um dos celeiros de inovação tecnológica. Para a Serra, essa vitrine internacional na Capital também é uma oportunidade de apresentar nomes, cases e startups da região, que participarão do encontro que segue até sexta-feira (6) no Cais Mauá.  São esperadas 15 mil pessoas nos três dias.

Para o poder público, o evento representará um marco para atrair mais investimentos e eventos nas áreas de tecnologia e inovação para o Sul do país. Caxias do Sul e as cidades de Curitiba, Joinville, Porto Alegre e Florianópolis se uniram para lançar a Tech Road, chamada de rodovia da tecnologia. O pacto entre as maiores cidades da região será assinado durante um painel nesta quarta-feira (4), a partir das 14h, com a expectativa de reunir os chefes do Executivo das cidades envolvidas, incluindo o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.   

LEIA MAIS

O objetivo, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) de Caxias, Élvio Gianni, é que a parceria represente uma cooperação mútua entre os municípios para fortalecer e atrair novos negócios para a região, investindo ainda na atração de talentos e na captação de investimentos públicos e privados que contribuam para o desenvolvimento das cidades e das regiões que elas representam. Na prática, os municípios deixam de pensar somente no seu território e passam a enxergar as oportunidades de uma forma mais global.

Gianni lembra ainda que os municípios integrantes da Tech Road são os mais bem colocados no país entre as cidades com iniciativas que visam fomentar a inovação e a tecnologia, aumentando, gerando e retendo negócios. Após a assinatura do pacto, cada secretário ligado ao tema fará uma explanação a respeito das iniciativas locais. Em Caxias, as propostas da Lei de Inovação e a consolidação de um Ecossistema de Inovação, formado por dezenas de entidades da região, serão apresentadas para participantes nacionais e internacionais.  O Solo de Inovação, na Festa da Uva, também será usado como exemplo. 

Prefeitura de Caxias / Divulgação
Representantes de Caxias do Sul trocam informações com lideranças de Florianópolis, uma prévia do que prevê a Tech Road – Prefeitura de Caxias / Divulgação

— Ao invés de cada cidade realizar ações individuais, essa rota da tecnologia surge para integrar e para que possamos vender para o Brasil e para o mundo. Passamos a atuar como macrorregião. Os grandes investidores olham para o Brasil e param em São Paulo e Rio de Janeiro. É lá que se concentram os grandes mercados e investidores. Caxias, sozinha, consegue captar, mas não consegue ser tão atrativa. A partir do momento em que se cria uma rota, onde se juntam os números, a capacidade, os ecossistemas de inovação de cada lugar, muda o cenário. Não é um olhar único, mas amplo. Essa é a lógica do mundo colaborativo — explica o secretário, que participará do evento junto com a diretora de Inovação da Sdete, Raissa Camps.

Gianni e Raissa estiveram recentemente em Florianópolis para tratar do planejamento das ações que serão realizadas a partir da parceria entre os municípios. Um encontro mensal entre os secretários de cada cidade, por exemplo, também deverá ser agendado para o compartilhamento de ideias e projetos ligados ao setor. 

O secretário explica que os benefícios da Tech Road contemplam toda a Serra. 

— Após a assinatura, vamos explorar mais a participação de municípios do entorno. É uma outra etapa da união. Caxias do Sul encabeça porque é uma referência nacional em inovação e tecnologia, mas vamos estar melhorando toda a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Juntos, vamos fazer um grande grupo de ações propositivas para beneficiar o setor público, o empreendedor e que traga investimentos — enfatiza.  

Lídio Carraro / Divulgação
Rótulos da marca de Bento Gonçalves que estará em evidência durante o evento em Porto Alegre – Lídio Carraro / Divulgação

Espumante oficial do evento é da Serra 

Vem do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o espumante oficial do South Summit: é da marca Lidio Carraro. A tradicional vinícola tem expertise em produzir rótulos que celebram grandes eventos do cenário internacional, como Rock in Rio, Rio Open, Jogos Pan-Americanos e também os Jogos Olímpicos. Desta vez, alinha a marca da Serra a uma das principais programações de inovação e tecnologia do mundo.  

O espumante definido para os brindes oficiais foi o Dádivas Brut Blanc de Blanc, elaborado com uvas selecionadas Chardonnay. O produto será destaque como presente oficial para os 50 principais palestrantes e para as cinco startups campeãs da competição. Também será servido em cerimônia exclusiva entre lideranças e imprensa internacional e em áreas VIPs do evento.

A marca da Serra é conhecida por ter mínima intervenção na produção das bebidas, que tem o principal objetivo de potencializar as características naturais da uva e seu terroir de origem. 

— Sermos escolhidos para representar o vinho brasileiro em um dos grandes eventos de inovação do mundo, nos enche de orgulho e nos desafia a ir além — comenta a diretora de marketing da vinícola, Patricia Carraro.

Patrícia será uma das palestrantes do painel “Experienciando Cidades através do Vinho”, que ocorre nesta quarta-feira (4), a partir das 11h50min. O espaço apresenta diferentes visões de inovação no mundo do vinho, como o case de uma vinícola que aposta fortemente no enoturismo, a uma plataforma digital que passou do online para o offline e também uma marca tradicional que reinventou o seu portfólio para expandir o mercado.  

Vinicius Piva / Divulgação
“O game precisa ser visto como um negócio”, afirma diretor de Gestão e Inovação da CIC de Bento, Vinicius Piva, sobre projeto que reúne competidores de games Vinicius Piva / Divulgação

Iniciativa da CIC de Bento será apresentada no South Summit 

Mais do que uma alternativa de entretenimento que conquista mais espaço e adeptos a cada dia, o segmento de jogos eletrônicos também pode representar uma série de oportunidades para novos negócios.

É com esse espírito que o diretor de Gestão e Inovação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Vinicius Piva, apresentará o case “E-Sports: game no ecossistema de inovação da Serra Gaúcha”. A ação será uma das atrações do South Summit na sexta (6), a partir das 16h20min.  

O E-Sports Bento é um campeonato de games eletrônicos que foi criado em 2020 e promoveu, até agora, dois encontros somente pela internet. Neste ano, pela primeira vez, ocorrerá em formato híbrido e integrará a programação da Expobento, que será realizada de 9 a 19 de junho em Bento Gonçalves e distribuirá R$ 14 mil em premiações aos participantes. São três modalidades à escolha dos participantes: League of Legends (LoL), FIFA e Fortnite – três dos mais famosos games do mundo.

LEIA MAIS

A ação foi pensada para atrair o público jovem para a tradicional feira do município. Além disso, segundo Piva, representa o futuro da economia. A ideia é que a iniciativa local contribua para o desenvolvimento do setor de jogos digitais, visando ao fortalecimento econômico por meio de ações que estimulem a capacidade e a inovação das empresas. 

— O game precisa ser visto como um negócio, que tem movimentado mais que o cinema e a música, por exemplo. É uma área promissora da economia, que precisa ser difundida e fazer parte das entidades. Começamos isso atraindo o público jovem para a programação de uma tradicional feira da região, estaremos levando o nosso case para o South Summit e fomentando mais essas iniciativas na Serra gaúcha. Precisamos trazer o clima pra cá. As coisas não podem só ocorrer em São Paulo, Porto Alegre. Tem oportunidades aqui também — destaca.  

Outros destaques locais do South Summit 

:: As Empresas Randon estarão em diversas atividades no evento. A programação inclui a presença de sete porta-vozes das empresas da companhia e de startups investidas pela Randon Ventures. Os participantes compartilham experiências e conhecimento em palestras e painéis relacionados a temas como ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e Sustentabilidade, Indústria 5.0, Ecossistema de Inovação e Fintech.

Além disso, o espaço institucional das Empresas Randon no South Summit Brasil vai mostrar ao público aspectos sobre a presença global da companhia, que transporta inovação pelo mundo.

Fonte: Gauchazh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *