Veja as primeiras imagens da nova interface gráfica do Windows 10 para 2017 ou 2018

5 de janeiro de 2017 Comentário(s)
Veja as primeiras imagens da nova interface gráfica do Windows 10 para 2017 ou 2018
Shares 5

A Microsoft pretende realizar refinamentos na interface gráfica do Windows 10 na atualização Redstone 3, que está prevista para chegar em algum momento do fim do ano ou ainda em 2018, caso o update atrase. Estas novidades gráficas fazem parte do Project NEON, uma nova linguagem de design, estão sendo trabalhadas há pelo menos dois anos na matriz em Redmond.

Antes de tudo, é importante ressaltar que estas mudanças de design serão sutis e pequenas, e não um completo redesign do que já existe na interface do Windows 10 — conhecida como MDL2. E para a felicidade dos fãs do sistema operacional, o pessoal da MSPoweruser conseguiu imagens exclusivas do Project NEON.

A arestas que serão aparadas nesta nova versão darão ênfase em animações, simplicidade e consistência, retomando um pouco do conceito do Windows 7 Aero Glass ao Windows 10. Isso significa que aqueles efeitos transparentes presentes no plano de fundo, nas barras laterais dos programas e também nos menus de navegação voltarão com o famoso efeito blur.

A volta dos efeitos de transparência e blur

A Microsoft utilizará um componente chamado Acrílico (Acrylic) no novo design para realizar estas mudanças em todos os aplicativos que são embarcados por padrão no sistema. A Microsoft chama o conjunto da utilização destes efeitos de Conscious UI (Interface de Usuário Consciente) e Connected Animations (Animações Conectadas).

A aplicação destes elementos foi demonstrada no aplicativo de streaming de músicas Groove Music, em que o menu lateral se modifica dependendo do que há por baixo do programa e das imagens dos artistas, com efeitos de transição de acordo com scroll. Algo que você pode perceber até mesmo usando o aplicativo na versão atual do Windows 10, que já está testando o conceito, como neste GIF criado pelo MSPoweruser:

O Project NEON também terá grande participação nas interfaces voltadas a interações com conteúdo 3D e do dispositivo eletrônico HoloLens. Como a holografia projeta informações em cima do mundo real, é necessária a implementação de elementos de pano de fundo que digam exatamente onde você está apontando e interagindo, e é por isso que você nota onde está o mouse muito mais rapidamente nesta imagem conceitual do gerenciador de emails Outlook:

Reparando com um olhar mais aguçado, também é possível notar pequenas mudanças até na Barra de Tarefas, que está num tom de cinza mais claro e com ícones de programas simplificados. Todas as animações estão sendo planejadas para serem extremamente leves e suaves, dando um ar futurista e contemporâneo ao sistema.

Em algum momento no futuro…

Além disso, vale sempre lembrar que mudanças desta magnitude nunca acontecem de uma vez só e que a Microsoft pode seguir por outros caminhos na medida em que vai construindo e validando em versões Beta, para depois disponibilizar as bibliotecas a terceiros para aplicarem em seus softwares para o Windows 10.

Enquanto não temos anúncios oficias da versão Redstone 3, já sabemos que a Redstone 2 (Creators Update) está muito próxima e deve chegar em abril de 2017. O que você achou de tudo isso? Está confiante com o caminho que o Windows 10 está tomando? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte(s): MSPoweruser

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Co-fundador do Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.