O Yahoo como conhecemos pode mudar para sempre; entenda o caso

10 de janeiro de 2017 Comentário(s)
O Yahoo como conhecemos pode mudar para sempre; entenda o caso
Shares 2

Ontem, logo após a empresa Yahoo ser renomeada para Altaba e a CEO Marissa Mayer anunciar sua saída do conselho da empresa, mais informações oficiais surgiram e comprovaram que o fechamento da compra de parte da empresa pela Verizon está próximo.

No entanto, embora manchetes dos mais diferentes veículos tenham proclamado o fim do Yahoo, a marca e seus principais produtos (buscador, blogs, portal de conteúdo) continuaram existindo normalmente, porém sob o comando da Verizon.

Entenda melhor esta novela

Em julho de 2016, a Verizon concordou em comprar grande parte da Yahoo por 4,83 bilhões de dólares. A compra incluía os blogs, portal de conteúdo e os serviços de email. No entanto, a Verizon deixou claro que não compraria todo o Yahoo, deixando muitas patentes e serviços para outras empresas como a Alibaba e a Yahoo Japan.

Desta forma, a empresa está sendo dividida em duas partes: uma que os usuários conhecem e utilizam a décadas na internet e a segunda, que é basicamente uma holding de serviços, vai ser compartilhada por outras empresas.

A marca e o domínio Yahoo pertencerão agora à Verizon e provavelmente não devem ser modificados no curto prazo. Além disso, ainda não foi esclarecido se Marissa Mayer continuará presidindo o Yahoo, porém há fortes indícios que ela permaneça atrelada à empresa de alguma forma. Sua renúncia e demissão foi apenas da holding Yahoo que virou Altaba Inc. e será dividida pelas companhias Alibaba e Yahoo Japan.

Resumindo

Trocando por miúdos, para simplificar, temos a seguinte cronologia:

  1. A Yahoo está sendo dividida em duas empresas
  2. A parte de conteúdo com blogs, domínio, email e marca devem ser adquiridos pela Verizon
  3. A holding Yahoo que possui ações, patentes e outros serviços mudou de nome para Altaba
  4. Os ativos da Altaba serão pertencentes às companhias Alibaba e Yahoo Japan
  5. A marca Yahoo e a CEO Marissa Mayer ainda continuarão existindo dentro da Verizon
  6. Marissa Mayer não fará mais parte do conselho de diretores da Altaba

Contudo, é importante ressaltar que tudo isso só acontecerá após a compra pela Verizon se concretizar de verdade, afinal ainda há tempo para ela desistir e em diversas ocasiões vimos notícias sobre desentendimentos por causa dos recentes ataques hacker que a Yahoo recebeu em 2016.

Resta agora aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Fonte(s): The Verge

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Co-fundador do Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.