NVIDIA e Audi firmam parceria para construir o carro mais inteligente do mundo

10 de janeiro de 2017 Comentário(s)
NVIDIA e Audi firmam parceria para construir o carro mais inteligente do mundo
Shares 4

Uma das novidades apresentadas pela NVIDIA durante a CES 2017 foi a confirmação de uma nova parceria com a montadora Audi. O objetivo não é nada modesto: criar até 2020 o carro mais avançado do mundo em se tratando de inteligência artificial. A confirmação foi feita por Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA, que recebeu no palco Scott Keogh, presidente da Audi nos Estados Unidos.

A primeira fase de colaboração terá foco no NVIDIA Drive PX, a plataforma da empresa para inteligência artificial em carros, que usa redes neurais para entender o que acontece no entorno e determinar um caminho seguro a ser percorrido.

“NVIDIA é pioneira no uso de deep learning em inteligência artificial para revolucionar os transportes”, destacou Huang. “A adoção da nossa plataforma computacional Drive PX pela Audi vai acelerar a introdução da nova geração de veículos autônomos, nos colocando mais próximos do de um futuro com a direção mais segura”, completou.

Até 2020 nas estradas

Um dos atrativos da CES 2017 foi uma demonstração de um Audi Q7 conceitual sendo pilotado pelo conjunto Drive PX 2 e o sistema DriveWorks. Durante a exibição, a rota foi modificada e foram exibidas possibilidades de direção mesmo em terrenos acidentados ou que requeriam desvios por parte do motorista.

Segundo Huang, no futuro, os carros poderão antecipar as necessidades do motorista, aprendendo com o seu comportamento. Itens como ajustes de preferências climáticas, horário de abertura da garagem e resposta rápida a conversas em linguagem natural devem se tornar comuns.

A parceria entre a NVIDIA e a Audi já dura sete anos e, desde que foi anunciada, só vem se expandindo. Os resultados disso incluem os sistemas de navegação Audi MMI e Audi Virtual Cockpit. Nos próximos meses, a Audi deve lançar o novo Audi A8, que virá equipado com o sistema Traffic Jam Pilot, uma integração de hardware e software da NVIDIA.

Fonte(s): NVIDIA

Comentários

Jornalista e especialista em Comunicação Audiovisual, Wikerson Landim foi um dos criadores do TecMundo e atuou como editor-chefe do site durante três anos. Além disso foi redator e editor dos sites Baixaki, Mega Curioso e Minha Série. Criador do Techroad, viaja o mundo cobrindo os principais eventos de tecnologia do planeta e visitando as grandes empresas que fazem a diferença no mercado.