Ela está de volta: smartphone Nokia 6 com Android é anunciado oficialmente

9 de janeiro de 2017 Comentário(s)
Ela está de volta: smartphone Nokia 6 com Android é anunciado oficialmente
Shares 19

Chega de rumores e de ansiedade, a Nokia está de volta, para valer. Após firmar parceria com a startup finlandesa HMD Global, que tem direito sobre a marca para a produção de smartphones e que já afirmou ter uma line-up de 7 aparelhos para 2017, finalmente temos detalhes concretos do primeiro deles.

O nome do primeiro celular anunciado pela empresa este ano é Nokia 6 (conhecido como D1 nos rumores). A companhia liberou um vídeo dele em seu site oficial, mostrando o design, suporte a tecnologia de áudio Dolby Atmos e detalhes como algumas telas da interface que acompanha o aparelho e a presença certa de um sensor biométrico.

O Nokia 6 é um aparelho com tela 5,5 polegadas de resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) que possui um chipset Snapdragon 430, vem com Android 7.0 Nougat e tem uma câmera de 16 MP na traseira e uma de 8 MP na frontal, além de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento com expansão de um cartão microSD. Seu corpo é feito inteiro de alumínio e o preço oficial, na China, é de 1700 yuan (cerca de 245 dólares, ou R$ 789 sem impostos).

Nossa ambição é oferecer um produto premium que atenda às necessidades dos consumidores em todos os pontos de preço, em todos os mercados. Começamos hoje, com o nosso smartphone premium Nokia 6 de alta qualidade. Estamos ansiosos para apresentar outros produtos ainda na primeira metade de 2016 — afirmou Arto Nummela, CEO da HMD Global

Especificações técnicas

  • Dimensões: 154 x 75,8 x 7,85 mm
  • Sistema operacional: Android 7.0 Nougat
  • Tela: 5,5 polegadas com proteção Gorilla Glass 2.5D
  • Resolução de tela: 1920×1080 pixels
  • Chipset: Snapdragon 430
  • CPU: octa-core (clock não especificado)
  • GPU: Adreno 505
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB (expansível com mais 128 GB via cartão microSD)
  • Câmera principal: 16 megapixels com abertura f/2.0 e foco automático PDAF com laser
  • Câmera frontal: 8 megapixels com abertura f/2.0
  • Chip X16 LTE para conectividade 4G de alta velocidade
  • Bateria com tecnologia de carregamento rápido Qualcomm Quick Charge 3.0

Estranhamente, o aparelho adota a porta de conectividade microUSB ao invés da USB-C, que é uma tendência para 2017. Por enquanto, o Nokia 6 é um smartphone exclusivo para o mercado chinês, mas a empresa promete lançar mais aparelhos este ano.

A produção de uma única unidade do Nokia 6 exige cerca de 55 minutos de trabalho, iniciando por um bloco sólido de alumínio 6000, altamente resistente. Nas dez horas seguintes, ele passa por dois processos de anodização e, finalmente, por mais cinco etapas de polimento. O resultado final é um corpo único de alumínio com um alto nível de qualidade estrutural.

A decisão da HMD de lançar seu primeiro smartphone Android na China é um reflexo do desejo de atender às necessidades reais dos consumidores em diferentes mercado do mundo. Com mais de 552 milhões de usuários de smarphone na China em 2016, um número que deve crescer para mais de 593 milhões de usuários em 2017, o mercado chinês é estrategicamente importante e o design premium e qualidade elevada são altamente valorizados pelos consumidores

Será que a Nokia pretende lançá-lo no Ocidente? Será que ela vai fazer jus ao legado de extrema qualidade em questão de resistência? Só as cenas dos próximos capítulos poderão dizer. O que você achou?

Fonte(s): Nokia

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Co-fundador do Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.